sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

O dia de hoje

23/01/1989 : Morre Salvador Dalí
Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí Domenech, mais conhecido como Salvador Dalí, foi pintor, escultor, desenhista, escritor e cineasta catalão. Nasceu no dia 11 de maio de 1904, em Figueres, na Espanha. Aos 14 anos de idade, participou de uma exposição coletiva de artistas locais e outra em Barcelona, promovida pela Universidade, na qual recebeu o prêmio Reitor da Universidade. Como pintor, Dalí não teve um único estilo ou técnica. O melhor de sua produção se desenvolveu dentro do surrealismo, onde mergulhou após colaborar com Luis Buñuel no filme "Um Cão Andaluz". Seus quadros refletem um mundo onírico particular, e sua obra mais famosa foi concluída em 1931, "Persistência da Memória", que evoca a obsessão humana pelo controle do tempo.
Uma boa dica para quem está por aí, meio sem fazer nada, é colocar no google o nome do Salvador Dalí em imagens e conhecer um pouco das obras "muito doidas" deste cidadão.

Postagens no blog.

Relembramos aos alunos que desejarem ter suas fotos publicadas no blog que necessitamos de autorização por escrito dos pais ou responsáveis. Depois, não briguem comigo porque não apareceram. Mais uma coisinha... se alguém quiser aparecer e eu não tiver registro de algum evento, mandem direto a foto para o meu e-mail. Não fiquem choramingando por aqui.

Computador x Educação II

Parabéns à Professora Sandra, do currículo, que decidiu se atualizar e fazer um curso intensivo de computação. É isso aí...

Computador x Educação

"O computador e a Educação
Estamos vivendo numa era em que o desenvolvimento de novas tecnologias está revolucionando o modo como vivemos e pensamos. A velocidade com que surgem chega a ser espantosa. Ao comprarmos um computador de última geração, por exemplo, assim que sairmos da loja e folhearmos um novo exemplar de uma revista de informática, constataremos que já existe um novo modelo de computador, mais avançado, pronto ou sendo fabricado.As mudanças causadas proporcionam o desenvolvimento de novas tecnologias da informação e da comunicação, que acabam oferecendo uma visão sistêmica e interacionista sobre o desenvolvimento da inteligência.Os meios de produção também estão sendo afetados. O lugar antes ocupado pelas riquezas naturais de um país, agora está centrado no capital humano. Com a automação presente em grande parte da produção e com a grande concorrência devido à globalização, um novo perfil de trabalhador é exigido atualmente no mercado. O trabalhador que repete gestos não tem mais lugar, pois uma máquina hoje em dia pode fazer isso. O trabalhador tem que saber criar, improvisar, raciocinar.Para criar esse novo trabalhador e os novos cidadãos que terão que enfrentar, e que já enfrentam, as mudanças dessa "revolução da informação", a educação exerce um papel de grande importância, pois é por ela que se pode entrar nessa nova era de uma maneira menos traumática. A educação hoje é vista como um ingrediente de produção tão valioso como, por exemplo, a energia.Sem energia não há produção, e sem educação também não. Com a globalização, o mundo ficou pequeno. As tecnologias atuais não oferecem um produto pronto, acabado, elas oferecem (e propõem) o início da interatividade. Quem não estiver se atualizando, em constante busca das novidades, vai ficar marginalizado nesta nova sociedade. É necessário pensar, então, em educar para o novo mundo, onde as descobertas digitais definem os limites do saber e do aprender. Dentro do novo paradigma que está sendo proposto, só opta, participa e trabalha quem tem informações, ou acesso a elas."

Blog, de volta.

Democracia é algo muito bom. Mas eleição de diretores nas escolas é algo que sempre dá dor de cabeça. Muitas coisas foram proibidas (?) nas campanhas, o que veio a melhorar a situação, mas, acenemos com um poderzinho qualquer ou com alguns tostões a mais e eu recordo desta história:
Um velho índio descreveu certa vez em seus conflitos internos: "Dentro de mim existem dois cachorros: um deles é cruel e mau, o outro é muito bom e dócil. Os dois estão sempre brigando...". Quando então lhe perguntaram qual dos cachorros ganharia a briga, o sábio índio parou, refletiu e respondeu: "Aquele que eu alimentar".
Isto dito, volto a postar no blog, visto que agora já não hão de pedir-me que coloque fotos de candidatos beijando as criancinhas. Ah, isto é meio metafórico, mas ... foi quase isto.
FELIZ ANO NOVO PARA TODOS NÓS.