Dia Internacional da Mulher
Parece estranho comemorar o Dia Internacional da Mulher. Mas, para conquistar direitos e a emancipação pessoal e profissional, as mulheres tiveram que lutar muito. Elas saíram de casa para trabalhar a partir do século XIX, principalmente por causa da tal Revolução Industrial (se você ainda não ouviu falar nela, prepare-se, pois ela vive aparecendo nas lições da escola), deixando os trabalhos domésticos para entrar no mercado de trabalho. Depois, durante as duas grandes guerras mundiais, passaram mais uma vez a sustentar a família com seu trabalho, pois os homens tiveram de sair de casa para lutar por seu país. Mas, mesmo mostrando sua capacidade, até hoje as mulheres têm muito mais dificuldades no mercado de trabalho do que os homens. No Brasil, demorou bastaste para as mulheres conquistarem alguns direitos. Só a partir de 1933, elas puderam votar. E até 1940, as atividades escolares e universitárias eram diferentes para os dois sexos. E até hoje, em algumas empresas, em uma mesma função, as mulheres têm salários inferiores aos dos homens. Em alguns países, porém, a coisa anda mais devagar ainda. Por exemplo: nos países islâmicos, as mulheres ainda vivem sob a guarda dos homens e são proibidas de fazer muitas coisas, às vezes, até de estudar.
Antigamente, as mulheres não podiam votar, não eram valorizadas pelo seu trabalho e ainda por cima recebiam um salário menor do que o dos homens, mesmo que fizessem a mesma coisa. E quando chegavam em casa, ainda tinham que cuidar da família.
No dia 8 de março de 1857, algumas operárias organizaram a primeira manifestação pelos direitos das mulheres. Isso aconteceu numa fábrica lá em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Elas queriam a redução da jornada de trabalho de 14 para 10 horas diárias e o direito à licença-maternidade. Só que atearam fogo no galpão onde elas estavam e 129 mulheres morreram. Por causa dessa tragédia, em 1975 as Nações Unidas decidiram que 8 de março seria o Dia Internacional da Mulher.
PARABÉNS, NESTE DIA, A TODAS AS COLEGAS DA ESCOLA, MULHERES FORTES QUE "BATALHAM" EM SUAS CASAS E NO TRABALHO!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário